Jornada de Psicanálise de Aracaju

Edições anteriores da Conferência

XV Jornada de Psicanálise de Aracaju

Del Canto Hotel - Aracaju-SE, Brasil

Nova Localização da Realização do Evento

R. Alferes José Pedro de Brito, 67 - Farolândia, Aracaju - SE, 49032-010 (Próximo ao farol).

Telefone: (79) 3243-8181




Aracaju, BR

abril 7, 2017 – abril 8, 2017

VIDA E TEMPO

Vida e Tempo, Tempo e Vida.

Dois fenômenos, duas dimensões, inseparáveis como uma realidade única. Dois fenômenos que intersão. Só é possível referir o tempo porque estamos vivos. A vida gerou o Tempo, que gerou a Vida e a biodiversidade. Na Natureza, vida e tempo se manifestam numa dualidade que inter-é. Na vida há muitos tempos, um tempo para surgir, um tempo para crescer, um tempo para desenvolver, um tempo para produzir, o tempo todo da vida para se formar até o tempo de morrer, no eterno ciclo do tempo, continuum permanente na sucessão dos impermanentes que o constituem. A vida flui na dimensão dos muitos tempos que a contêm e a fazem existir, multirreferenciais e multidimensionais, fazendo-se acompanhar de paradigmas metamórficos, que fluem necessariamente com ela sob o signo da impermanência, da mudança, da transformação.

O homem é vida no tempo que lhe pertence. Pertence? Talvez sim, talvez não, até que a consciência que vida e tempo lhe dotaram, desfaça qualquer ilusão de seu senhorio sobre  vida e tempo, e sobre o poder de interferir no seu próprio caminhar pela vida no tempo que lhe cabe cumprir.

O Homem hoje, pretenso senhor da vida e do tempo, na justificada necessidade de alcançar o ideal de vida por ele concebido, nela se aprisiona, e rouba ao tempo sua dimensão qualitativa que poderia ajudá-lo a construir o sentido da Vida.

Onde mora o tempo na vida presente? Na Memória do Passado ou na Memória do Futuro?

 

Yusaku Soussumi

Diretor Científico NPA


Visualizar detalhes da conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Realização:Apoio:

Caso tenha problemas com seu login e senha acesse o link: "Esqueceu a senha" ou entre em contato através do e-mail: contato@eventospsicanalise.org.